Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Amarelinha

Esse post vai ser bem rapidinho pois estamos nos últimos preparativos para o Natal e para viajar para a praia. Oba!
Quando eu era criança, adorava pegar tijolos e desenhar uma amarelinha na rua, não tinham tantos carros e nos divertíamos horas brincando.
Hoje em dia, eu moro bem no centro da cidade, numa das ruas mais movimentadas da mesma e, não consigo mais desenhar amarelinhas para brincar com Francisco.
Por isso, inventei de fazer uma dentro de casa, com fita adesiva. Eu usei a que tinha em casa mesmo, fita crepe, sem cor e feiosa. Mas dá pra incrementar bem, usando fitas coloridas etc.
Daí é só desenhar a amarelinha no chão, achar uma pedrinha bem legal para marcar os números e começar a brincadeira!
Essa brincadeira ensina a criança coordenação motora e a contar, bem legal!
Olha como ficou a nossa. =)


 Não precisa de muito para a diversão ser garantida! =)

E, com esse mini post, encerro o ano com a promessa de um ano novo cheio de brincadeiras e alegria! Obrigada a quem nos acompanhou, ano que vem tem mais!



quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Paleta mexicana - versão baby

Que as tais paletas mexicanas estão na moda, todo mundo sabe. (Não sabe? É isso daqui). Daí que fiquei pensando em como adaptar essas delícias para que meus pequenos pudessem comer, já que as tradicionais são de morango e leite condensado, o que não rola para as crianças dessa casa.
Tentei testar várias coisas e, por fim, deu certo. Cheguei em dois sabores que foram sucesso aqui em casa, crias adoraram! Francisco, inclusive, me ajudou a fazer, ele quem bateu no mixer, segurou os copinhos para eu colocar a mistura...
Vamos as receitas?

Paleta mexicana de banana cremosa

- 1 banana madura;
- Algumas gotas de limão;
- 1 colher de sopa de mel;
- 3 colheres de sopa de iogurte natural;
- Copinhos de café de plástico;
- Palitos de sorvete.

Bati todos os ingredientes no mixer e coloquei nos copinhos de café (escolhi esse tamanho por saber que as crianças não comeriam muito mais que isso de uma vez só, assim ficou mais prático e evitou desperdício) e levei ao freezer. Depois de mais ou menos 2 horas, vi se já estava firme e coloquei os palitos, voltei para o freezer e esperei 24h.

Paleta mexicana de morango com recheio cremoso de iogurte

- 1 caixa de morangos maduros;
- Algumas gotas de limão;
- 1 colher de sopa de mel;
- Meio pote de iogurte natural misturado com mel (reserve);
- Copinhos de café de plástico;
- Palitos de sorvete.

Bati os morangos, o limão e o mel no mixer, coloquei a mistura nos copinhos de café, deixando um pouco dela separada para usar depois e levei ao freezer. Depois de duas horas mais ou menos, quando vi que estavam mais firmes, tirei do freezer e com a ajuda de uma colher pequena, fiz buracos no meio do sorvete, coloquei o iogurte nos buracos e preenchi com o restante da mistura de morango. Coloquei os palitos e voltei ao freezer, onde ficou mais 24 horas.

Fácil de fazer, saudável e uma delícia! =)

Copinhos de café.

Só desenformar para virar uma mini paleta mexicana. 

Morango recheado e banana cremosa.

Olha o recheio aí! Coloquei pouco porque fiquei com medo de não dar certo, mas pode colocar bem mais. 

Que delícia! 

Ele estava chupando o dele e de olho no da irmã. Rsrs...

Vampirinha toda feliz com o sorvete dela. =) 

=) 

Quer?



E, para os adultos, eu fiz uma versão "gorda". Nos copinhos maiores e extremamente recheada de leite condensado! Huuuummm.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Kit de culinária

Uma amiga do Francisco ia fazer aniversário e eu queria cumprir o que me prometi, de "fazer" o presente de aniversário das crianças em vez de comprar algo super caro e que não tivesse o sentido do que acredito ser um brinquedo/brincadeira.
Como o Francisco está numa fase de querer me ajudar a cozinhar, arrumar e limpar. Pensei em algo que fosse divertido para se fazer em família.
Escolhi fazer um kit de culinária. Ainda não ficou do jeito que idealizei, mas achei bonitinho. =)
Com somente R$ 25,00, eu comprei as coisas e montei o kit, o que usei foi:

- Avental plástico (comprei um de pintura porque não achei especifico para culinária);
- Forminhas plásticas para cortar massa;
- Caderno pequeno
- Impressão que achei aqui;
- Embalagem

Imprimi o logo que achei mais bonito, colei na capa do caderno e finalizei com papel contact pra proteger melhor. Coloquei as forminhas em um saquinho de plástico e fechei com um pedaço de tecido.
Depois foi só colocar o kit numa embalagem bonitinha e fechar com o mesmo tecido que fechei as forminhas.
Espero que a amiguinha do Francisco tenha gostado, porque ele adorou e já pediu pra eu fazer um para ele. =)
Vamos ver como ficou?

 Kit com caderno, avental e forminhas.

Detalhe do caderno de receitas. Fofo né?

"Nossa, são forminhas?" 

 "Adorei!"

Detalhe da embalagem. 

Embalagem criativa, econômica e ecológica. =)

sábado, 6 de dezembro de 2014

Caixa sensorial de gelatina

Para Maria Montessori a educação sensorial deve anteceder a educação intelectual, pois é através dos sentidos que a criança entra em contato com o mundo exterior.
Mas qual o objetivo da caixa sensorial?
Através de sentidos, a criança estuda seu ambiente e passa a compreende-lo. A criança, para Montessori, é um “explorador sensorial“. Por isso é normal que a criança experimente o mundo ao seu redor com os cinco sentidos.
Através do trabalho com os materiais sensoriais, a criança recebe as chaves para classificar o mundo ao seu redor, o que a leva ter suas próprias experiências. Através da classificação, a criança também dá os primeiros passos na organização de sua inteligência e  adaptação ao seu ambiente.

Alguns dos benefícios da caixa sensorial para a criança:
- Desenvolve a coordenação motora fina através da manipulação dos objetos;
- Ajudar a desenvolver a concentração;
- Ajudar a construir competências linguísticas, aprendendo novas palavras;
- Promover a consciência espacial, raciocínio matemático, exploração científica e descoberta;
- Ajudar a construir a auto-estima e ajudar a ativar os mecanismos mentais para solução de problemas.  (Texto e mais ideias de caixas sensoriais aqui)
Eu fiz essa caixa com Francisco já faz algum tempo, ele estava com 2 anos na época e foi bem legal pois, deu pra ver que ele usou muitos sentidos como o tato, o paladar, visão. Ele ficou falando como a gelatina era gelada e doce e não parou de mexer até conseguir tirar todos os objetos de dentro dela. No final, arrumei um pegador de gelo para que ele retirasse os últimos objetos que sobraram. Bom, vamos aos materiais usados:

- 1 pote grande para colocar a gelatina;
- Caixinhas de gelatina (eu usei a Minha Gelatina, do Dr. Oetker - essa daqui - que, teoricamente, é mais saudável e natural que as normais. Mas, se quiser algo mais natural e saudável ainda, recomendo usar gelatina sem sabor e suco de uva verde integral);
- Água para fazer a gelatina;
- Objetos diversos para colocar dentro da gelatina.

Fiz a gelatina conforme mostrada na embalagem, quantas necessárias para cobrir METADE do pote que escolhi. Coloquei na geladeira e quando estava firme, espalhei os objetos e cobri com mais gelatina. Voltei a geladeira até ficar tudo firme. Depois é só dar para a criança se esbaldar! Olha como Francisco gostou da brincadeira! =)

Olha como ficou!

Começando a "cavocagem".

 "Tá gelada mãe!"

"Mas tá gostosa também." 

=)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Calendário do Advento

Como Francisco já está maior, esse ano, decidi fazer um calendário do Advento para ele. Para quem não sabe o que é, segue uma pequena história sobre:

"Até o século 16, as crianças recebiam seus presentes no dia de São Nicolau (6 de dezembro). No entanto, o reformador da Igreja, Martinho Luthero, rejeitava a veneração de santos e mudou a tradição. A partir daí a troca de presentes passou a ser no Natal. Para adoçar esse tempo de espera, os protestantes desenvolveram ao longo dos anos muitos costumes e tradições, como o Adventskalender.
Muitas vezes, as famílias mais pobres pintavam 24 marcas de giz na porta e as crianças podiam apagar uma a cada dia. Outras famílias colocavam pedaços de palha na manjedoura, acendiam velas com 24 marcas ou arrancavam tiras de papel. Já nas casas mais ricas, havia biscoito de gengibre para as crianças. Também os católicos adotaram o Adventskalender e a tradição se espalhou por toda a Alemanha." (Daqui)

Como aqui em casa, gostamos muito de seguir a pedagogia Montessoriana na criação das crianças, optei por seguir um Calendário do Advento nos moldes montessorianos, que também serve ao propósito de contar a passagem do tempo, mas com algumas alterações, segue abaixo um texto sobre:

"O calendário do advento vem sendo muito utilizado por famílias que aplicam a filosofia montessoriana em casa e aqui passamos a explicar o porquê.

A linearidade do tempo – A compreensão da passagem do tempo é extremamente abstrata para as crianças. A partir dos três/ quatro anos, aproximadamente, começam as perguntas: “falta muito tempo?”, “que dia é hoje”, “quando faço aniversario?”.
Na tentativa de ajudar a criança a ter a noção do tempo que passa, é muito comum utilizarmos a “Linha do tempo”.
O calendário do avento segue o mesmo principio. O mês de dezembro é apresentado preferencialmente em linha reta, com os números em ordem crescente e até vai até o dia 25.
O mês de dezembro pode ser mais harmonioso, focado na família e com a participação ativa da criança - Compras, férias, comercio, amigo secreto, consumismo, Papai Noel, nascimento de Jesus, trânsito, presentes, shoppings... Um turbilhão de eventos – e sentimentos – parece coincidir em um único mês. Muitas famílias têm recuado à correria e procuram seguir o caminho inverso, justamente para encontrar harmonia e paz num mês tão simbólico e especial.
Desta forma, o calendário do advento pode ser uma forma de desacelerar a correria do mês de dezembro, ao consagrar um tempo precioso à família e permitir a participação ativa das crianças nos preparativos natalinos.
Na tentativa de ajudar a criança a ter a noção do tempo que passa, é muito comum utilizarmos a “Linha do tempo”.O calendário do avento segue o mesmo principio. O mês de dezembro é apresentado preferencialmente em linha reta, com os números em ordem crescente e até vai até o dia 25.O mês de dezembro pode ser mais harmonioso, focado na família e com a participação ativa da criança - Compras, férias, comercio, amigo secreto, consumismo, Papai Noel, nascimento de Jesus, trânsito, presentes, shoppings... Um turbilhão de eventos – e sentimentos – parece coincidir em um único mês. Muitas famílias têm recuado à correria e procuram seguir o caminho inverso, justamente para encontrar harmonia e paz num mês tão simbólico e especial. Desta forma, o calendário do advento pode ser uma forma de desacelerar a correria do mês de dezembro, ao consagrar um tempo precioso à família e permitir a participação ativa das crianças nos preparativos natalinos." (do grupo Montessori para mamães, do facebook)


Como não tinha dinheiro e nem muita habilidade para fazer um desses calendários chiques que se vê pela internet, apelei para a criatividade e fomos lá! 


Materiais (gastei uns R$7,00 no total):


- 24 prendedores de roupa

- fitas adesivas nas cores verde e vermelho (o famoso duréx)
- Papel branco para escrever as tarefas do dia
- tags dos números que disponibilizei aqui e aqui, e imprimi
- fita dupla face

É só encapar o prendedores com as fitas adesivas coloridas, pregar na parede com dupla face, juntamente com os números e prender as tarefas do dia. Fácil né! Olha como ficou:







A primeira tarefa do Calendário.

Feliz com a surpresa do 4° dia, um conjunto de pintura.

E, para quem quiser dicas do que colocar nos papéis das tarefas diárias, aqui tem um monte de ideias!