Páginas

sábado, 6 de dezembro de 2014

Caixa sensorial de gelatina

Para Maria Montessori a educação sensorial deve anteceder a educação intelectual, pois é através dos sentidos que a criança entra em contato com o mundo exterior.
Mas qual o objetivo da caixa sensorial?
Através de sentidos, a criança estuda seu ambiente e passa a compreende-lo. A criança, para Montessori, é um “explorador sensorial“. Por isso é normal que a criança experimente o mundo ao seu redor com os cinco sentidos.
Através do trabalho com os materiais sensoriais, a criança recebe as chaves para classificar o mundo ao seu redor, o que a leva ter suas próprias experiências. Através da classificação, a criança também dá os primeiros passos na organização de sua inteligência e  adaptação ao seu ambiente.

Alguns dos benefícios da caixa sensorial para a criança:
- Desenvolve a coordenação motora fina através da manipulação dos objetos;
- Ajudar a desenvolver a concentração;
- Ajudar a construir competências linguísticas, aprendendo novas palavras;
- Promover a consciência espacial, raciocínio matemático, exploração científica e descoberta;
- Ajudar a construir a auto-estima e ajudar a ativar os mecanismos mentais para solução de problemas.  (Texto e mais ideias de caixas sensoriais aqui)
Eu fiz essa caixa com Francisco já faz algum tempo, ele estava com 2 anos na época e foi bem legal pois, deu pra ver que ele usou muitos sentidos como o tato, o paladar, visão. Ele ficou falando como a gelatina era gelada e doce e não parou de mexer até conseguir tirar todos os objetos de dentro dela. No final, arrumei um pegador de gelo para que ele retirasse os últimos objetos que sobraram. Bom, vamos aos materiais usados:

- 1 pote grande para colocar a gelatina;
- Caixinhas de gelatina (eu usei a Minha Gelatina, do Dr. Oetker - essa daqui - que, teoricamente, é mais saudável e natural que as normais. Mas, se quiser algo mais natural e saudável ainda, recomendo usar gelatina sem sabor e suco de uva verde integral);
- Água para fazer a gelatina;
- Objetos diversos para colocar dentro da gelatina.

Fiz a gelatina conforme mostrada na embalagem, quantas necessárias para cobrir METADE do pote que escolhi. Coloquei na geladeira e quando estava firme, espalhei os objetos e cobri com mais gelatina. Voltei a geladeira até ficar tudo firme. Depois é só dar para a criança se esbaldar! Olha como Francisco gostou da brincadeira! =)

Olha como ficou!

Começando a "cavocagem".

 "Tá gelada mãe!"

"Mas tá gostosa também." 

=)

Nenhum comentário: